Fazia tempos estava ensaiando. Agora, finalmente, tomei coragem e fiz. Dei fim ao irritante spam que veio no pacote de instalação do b2evolution e migrei todo o blog para a ferramenta WordPress.

Fiquei meses — talvez anos, se contar os posts de enrolação — para voltar a escrever. Não porque não tivesse temas ou opiniões que quisesse expressar. Ao contrário. De certo que a escassez de tempo (ah, sempre a mesma desculpa!), também tenha contribuído. Mas em verdade, o que andava me tirando do sério era a completa incapacidade do b2 em lidar com o spam. Sobretudo em trackbacks.

Nos últimos meses, eu ficava horas limpando a sujeira. Sim, horas. Até que, num determinado momento, desisti. Total e completa resignação. Abandonei meu blog às traças. Não, aos trackbacks de spammers.

Coincidentemente, neste meio tempo, comecei a conhecer melhor o WordPress. Profissionalmente. Desenvolvi dois projetos de clientes nele, diretamente; e supervisionei outros dois repassados a um programador terceirizado. Apesar da dor de cabeça que o programador me causou, o fato é que o cara manjava muito, e descobri com ele muito da facilidade de implementar coisas novas e personalizadas no WP. No fim das contas, programação PHP básica dá conta do recado na maioria dos casos.

Daí a decisão foi natural. Agora, o antigo Notas do Jeff passa a rodar sobre WordPress. Faz pouco mais de uma semana. Já tinha uma idéia sobre como proceder, e aprendi muito com alguns posts na rede, como este aqui. Todos são baseados no script import-b2evolution-wp2.php, feito para migrar do b2evo 2.X (embora eu já estivesse rodando o 3.x). O script, no original, é um trabalho do amigo Walter Cruz, concebido para versões mais antigas de ambos – b2 e wp -, adaptado desde então para funcionar em versões mais recentes.

Tive que fazer apenas uma modificação, de charset, sem a qual a coisa não vai lisa para sites em português. Embora o script convoque as sqls e tudo mais em UTF-8, quando monta sua própria interface web preparando a migração, o faz com iso-8859-1. Isso deu problemas na importação de acentos e truncou alguns posts. Uma vez substituídas todas as referências a ISO para UTF-8, o problema acabou.

Pronto, vireram todos os posts pra cá, no WP. Em homenagem a mais essa migração que manteve todo o conteúdo, desde as minhas experiências com o blogspot e hosts gratuitos anos atrás, mudei o título do blog. Está tudo aqui… resgata a conquista pessoal que foi e vem sendo essa experiência de não perder posts ao longo de muitas mudanças, mas também reflete uma mudança de entendimento do papel desse blog em minha vivência digital. Um espaço pra pensar, refletir e opinar sobre coisas tão díspares, absurdas, inúteis e distantes do meu dia-a-dia… Ou nem tanto :-)

Claro, nem tudo são flores. Uma parte das urls permanentes mudou inexplicavelmente por uma diferença entre o que o b2evo considera data de postagem (talvez a última edição/alteração) e o wp. E não há .htaccess ou plugin que, agora, dê jeito de fazer automaticamente. Mesmo porque, são só algumas. Mas com isso eu consigo conviver. E pela quantidade, dará muito menos trabalho (eventualmente) consertar isso do que ficar eliminando meses de spam. Spam, aliás, que o script de importação se encarrega de mandar para o espaço…