De uns tempos prá cá (…bom, talvez desde sempre, mas não reparei antes), estava com um probleminha chato no Firefox (Iceweasel, no Kurumin e em todas as distribuições baseadas no Debian). No gerenciador de downloads, clicando com o botão direito sobre um arquivo baixado, aparecem as opções “Abrir” (o arquivo), “Abrir pasta”, “Excluir da lista” e “Propriedades”… Mas a opção “Abrir pasta” insistia em não funcionar. Não chegava a ser um problemão, mas incomodava tentar achar um arquivo depois de um tempo de download, demandando mais dois ou três cliques, um copiar e colar, nova janela, etc…

Googleando, foi difícil achar alguma explicação específica para isso. Mas as palavras chaves me levaram a um fórum croata, onde as únicas linhas que entendi, justamente por estarem no padrão do “about:config” do Firefox, indicaram a solução:

Tu se mo?da nalazi fajl user.js. Ako ne kreiraj ga. U taj fajl stavi slijede?e dvije linije.

user_pref(“network.protocol-handler.app.mailto”,”/usr/bin/thunderbird”);
user_pref(“network.protocol-handler.app.file”,”/usr/bin/konqueror”);

Bom, não entendo uma palavra em croata, mas não é difícil entender que se trata de uma sugestão de alteração no arquivo “user.js” do Firefox. A primeira linha é para integração com o Thunderbird; eu já conhecia essa dica. Logo, a segunda, por associação, deveria integrar o navegador ao Konqueror, o gerenciador de arquivos padrão do KDE.

Não era extamente o que propunha o autor da mensagem, mas testei: about:config no Firefox, inclui a string “network.protocol-handler.app.file”, e, como valor, “/usr/bin/konqueror” (ou apenas “konqueror”). Voilá! O “abrir diretório” do gerenciador de downloads do Firefox funcionando novamente.

A propósito, se alguém usando o Gnome tiver o mesmo problema, sugiro trocar “konqueror” por “nautilus”, que também deve funcionar (o Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão no Gnome).