O 275mb.com, até alguns meses atrás, era um hospedeiro php/mysql gratuito até bem mediano. A maioria, senão todos, assim o são… Gratuitos, fazer o quê… Mas agora o 257mb começou a me deixar na mão feio. E olha que nem tão gratuito assim ele é. A gente paga na forma de publicidade Adsense obrigatória. É tão obrigatória que é automática, inclusive, nem mesmo precisando da inclusão de algum código.

Mas já faz uns dias migrei todo o banco de dados para outro servidor, ainda gratuito, o Freemysql. Eles são especializados em hospedar bancos de dados, embora tenha também a hospedagem web. Aliás, muito bom o serviço, mesmo gratuito; livre de propagandas, vive à base de doações. Se puder, farei e breve uma doação ( O Adsense precisa ajudar também 😉 ). O “uptime”, ou tempo “no ar”, deles é de praticamente 100%.

A mudança aconteceu depois que o mysql do 275mb ficou fora do ar por dois dias inteiros. Na época, acabei procurando outra solução total com php/mysql. Achei o 110mb. Os demais hosts gratuitos que tentei não ganharam minha confiança. Mas na migração descobri que teria dificuldades com o mysql fraquinho do 110mb. Então encontrei o Freemysql. E achei a solução interessante, pois que permite não perder tudo, numa tacada só, se um dos sistemas cai.

Agora todo o PHP está no 110mb. O 275mb está há dois dias fora do ar, completamente. Perdi algumas imagens lá que eu não tinha backup. Espero que volte ao funcionar algum dia para que eu possa recuperá-las 🙁

Claro, o ideal seria um servidor próprio, contratado. Há mesmo alguns bons e bem baratinhos. É provável até que eu consiga um na faixa, a custo zero, com ajuda dos amigos. Mas só vou recorrer a isso caso a situação realmente me deixe sem opção. É parte da minha proposta com o blog mostrar que há vida na web além da hospedagem free. Aliás, bem que o Google Apps For Your Domain poderia criar uma hospedagem PHP, não? O atual serviço deles (que uso para e-mail, desde a versão beta) é ótimo, mas só aceita html. 😉

Concluindo, peço a gentileza aos milhares ( ops 🙂 ) de leitores amigos, que redirecionem seus favoritos para a url fantasia http://jeffnotas.says.it , que a correria de mudança provavelmente ainda não acabou. Esse foi só mais um capítulo 88| Se o 275mb permitir, assim que voltar ao ar, coloco lá um script que redirecione corretamente cada acesso, para cada entrada do blog…

Atualizado: aparentemente, o 275mb voltou a operar. Mas a mudança de servidor PHP é definitiva. No fórum deles, a interrupção do serviço (ou ao menos as dificuldades de conexão), sequer é comentada.