Quem diria… Eu completamente “newbie” em linux com um artigo publicado no Guiadohardware.net, referência para usuários linux – não só da ótima distro do autor, o Carlos Morimoto, do Kurumin…

Pois é, a coisa começou por necessidade mesmo: precisei trocar de notebook para acelerar o trabalho, e nem Kurumin nem Ubuntu deram conta de colocar em funcionamento o monitor de bateria e os processos relacionados à interface de controle de energia, a tal ACPI. Depois de tanto encher a paciência (enorme, diga-se) dos usuários avançados do fórum do Kurumin e Guia do Hardware, acabei encontrando uma forma de fazer a ACPI funcionar no meu Acer Aspire 3004 NLCi.

De quebra, percorri o caminho das pedras que pode ajudar os usuários de outros equipamentos portáteis e muitos PCs de mesa também a solucionarem o seu problema. Daí, a convite do Morimoto, escrevi o pequeno tutorial/artigo “Corrigindo DSDT e ativando ACPI no Linux“.

Não é nada novo de fato, mas uma compilação de soluções encontradas em outros foruns, a maioria em inglês, reunidos numa solução prática para o Kurumin e com instruções para outras distros.

Agora só falta escrever o artigo que o Sérgio me sugeriu pro Webinsider 😉 Com o novo note redondinho, é mais tranqüilo…

::Via Notebook::